encontroLutar no presente pelos direitos, aumento dos salários e preparar um futuro melhor. Linhas centrais das comunicações dos mais de trezentos dirigentes das organizações sindicais da CGTP-IN, hoje (29 de Maio) reunidos no Encontro Nacional, no Altis Park hotel, em Lisboa.

Integrado no debate preparatório do XIII Congresso da CGTP-IN, convocado para 26 e 27 de Fevereiro de 2016, para o Complexo Desportivo Cidade de Almada, decorre hoje, 29 de Maio, um Encontro Nacional subordinado ao lema: Intensificar a Luta Reivindicativa, Reforçar a Organização, Mais Força aos Trabalhadores.

Os mais de trezentos dirigentes sindicais reunidos, reflectindo sobre o presente e o futuro, manifestam como linhas centrais das suas comunicações uma grande determinação e confiança em lutar no presente pelos direitos, aumento dos salários e em preparar um futuro melhor.

Partindo da avaliação da acção e luta sindical desenvolvida, enfrentando com determinação a ofensiva patronal e governamental contra os direitos, salários, pensões, reformas e emprego, nos últimos anos, os dirigentes sindicais assumem que o governo da direita PSD e CDS, perdeu a base de apoio social e eleitoral, caminhando para uma inexorável derrota, nas próximas eleições para Deputados à Assembleia da República.

Por isso se opõem com grande entusiasmo às medidas que está a tomar, designadamente as privatizações de transportes públicos de Lisboa e Porto, Oceanário e TAP, e denunciam, com vigor, que a coligação do governo quer continuar a agravar os cortes e a carregar na fiscalidade, e destruir e privatizar serviços de saúde segurança social e educação, para continuar a tirar aos pobres para enriquecer mais os muito ricos.

A Ministra da Finanças, no outro dia em Aveiro, "fugiu-lhe boca para a verdade", e disse que ainda este ano (após as eleições se lá continua-se) cortaria mais 600 milhões nas pensões dos actuais reformados e pensionistas.

Igualmente objecto de manifestação de preocupação e rejeição generalizada as propostas do PS, para reduzir o financiamento à segurança social e utilizar o fundo de reserva, que garante os direitos sociais, para actividades de recuperação urbana.

Encontro debateu as experiências e resultados do trabalho integrado nos locais de trabalho, da sindicalização e eleição de delegados, a reestruturação e reorganização sindical, gestão administrativa e financeira, pessoal, e a informação e comunicação sindicais, a acção reivindicativa e a contratação colectiva.

Definiu linhas programáticas de acção, delas se destacando no imediato, a intensificação da luta em defesa dos direitos e pelo aumento dos salários, reforço da organização sindical, mais acção nos locais de trabalho, mais sindicalização e mais delegados sindicais e representantes para a shst eleitos.

Os participantes do Encontro receberam, algumas recentes publicações de dossiers especializados, de apoio à:
- Organização, acção, informação e gestão sindical;
- Guia integrado para a acção sindical
- Valorizar o trabalho, trabalhar com direitos