porto lisboaA CGTP-IN manifesta a sua solidariedade à luta dos trabalhadores estivadores do Porto de Lisboa, pela defesa da contratação colectiva, contra a precariedade, a prepotência e a arrogância patronal.

Uma luta que ganha maior relevância face ao anúncio de um suposto despedimento colectivo que é ilegal e a uma violação grosseira da Lei da Greve, perpetrada pelo patronato, com o apoio da PSP.

Os problemas laborais não se resolvem com o recurso à mentira, ao terrorismo psicológico e à generalização da precariedade e dos baixos salários, como tem sido prática de um patronato que utiliza o diálogo como uma manobra de diversão e a negociação como um instrumento de imposição de normas que desvalorizam o trabalho e põem em causa a dignidade dos trabalhadores.

São inadmissíveis todas as atitudes patronais que visem a redução brutal dos rendimentos e direitos dos trabalhadores, para assegurar o aumento da exploração e, com ela, a acumulação de lucros.

Neste quadro, a CGTP-IN reafirma a sua solidariedade aos trabalhadores estivadores do Porto de Lisboa, assim como às lutas que decidirem levar a efeito para defenderem os seus postos de trabalho, os seus direitos e o bem-estar das suas famílias.

DIF/CGTP-INLisboa, 24.05.2016