Silas CerqueiraA CGTP-IN transmitiu à família de Silas Cerqueira e ao Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), as mais profundas condolências pelo falecimento de Silas Cerqueira.

Silas Cerqueira foi um brilhante professor universitário e simultaneamente um incansável lutador pela solidariedade entre os Povos e em defesa da Paz. Faleceu ontem aos 86 anos, um histórico membro do movimento da Paz e um dos fundadores do CPPC, organização de defesa da Paz com quem a CGTP-IN mantém uma estreita ligação.

Ainda antes do 25 de Abril, foi um empenhado combatente pela Paz, integrou diversos movimentos, e foi sempre um fervoroso defensor dos valores da paz, do desarmamento, da solidariedade, da amizade e cooperação entre povos e Estados. Foi um corajoso e incansável combatente ao regime fascista que oprimia o povo português e os povos das colónias.

Foi ainda organizador de conferências de solidariedade com o Médio Oriente de onde se destaca a Conferência Mundial de Solidariedade com o Povo Árabe e a sua Causa Central: a Palestina, tendo permanecido ao longo da sua vida um grande activista da causa Palestiniana da qual era um conhecedor profundo. Foi ainda activo defensor da luta pela libertação dos Povos colonizados e da eliminação do Apartheid, chegando mesmo a organizar iniciativas onde participaram líderes históricos dos movimentos de libertação.

Ao longo da sua vida e sempre ao lado dos trabalhadores, participou em diversas acções e iniciativas promovidas pela CGTP-IN e deu sempre um inestimável contributo para a luta dos trabalhadores como eixo essencial da luta pela Paz.

A CGTP-IN expressa assim a sua homenagem a um extraordinário lutador pela paz certos de que a melhor homenagem é continuar a sua luta pela paz e a solidariedade entre os Povos.