Manuel Lopes (1943-1999)
mlopes.jpgManuel Lopes iniciou a sua actividade sindical em 1964, no então Sindicato dos Lanifícios de Lisboa, e trabalhou intensamente, em conjunto com outros sindicalistas, na criação da Intersindical Nacional, hoje CGTP-IN, da qual foi fundador, em 1970. Permaneceu membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN desde 1977.
Foi um dos oradores no primeiro comício comemorativo do 1º de Maio em liberdade, em 1974. Foi também o primeiro sindicalista a falar na televisão portuguesa no direito à greve. Em Junho de 1974 foi escolhido como delegado dos trabalhadores à conferência da OIT.
Presidiu à mesa do 1º Congresso da Intersindical e passou a integrar todos os seus secretariados, excepto o primeiro.
Teve também uma intensa actividade política e cívica: Pertenceu ao MDP/CDE, antes do 25 de Abril; foi fundador do MES; foi deputado à Assembleia da República entre 1980 e 1985, como independente nas listas do PCP; fez parte da Comissão de Apoio à Eleição de Mário Soares para Presidente da República (2º mandato); integrou a Comissão de Honra da Candidatura de Jorge Sampaio a Presidente da República; era deputado, pelo terceiro mandato consecutivo, na Assembleia Municipal de Lisboa, em representação da CDU. Era membro da direcção do Conselho Português para a Paz e a Cooperação e foi durante anos presidente da Mesa da Assembleia Geral da Voz do Operário.

PRÉMIO MANUEL LOPES

Estão abertas as candidaturas à edição de 2012 do Prémio Manuel Lopes. Este prémio, promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, visa homenagear as personalidades ou organizações que, em cada ano mais se tenham distinguido nos domínios da inovação e melhoria da contratação coletiva e das condições de trabalho ou na realização de estudos e trabalhos de investigação sobre estas matérias. Os interessados poderão candidatar-se até 30 de Junho.

O Prémio Manuel Lopes foi instituído em 2001 com o propósito de homenagear o sindicalista e fundador da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), cuja vida foi em grande parte dedicada à implementação da contratação coletiva e à sua afirmação como instrumento de progresso das condições de vida dos trabalhadores e de dignificação do trabalho.

Promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, este Prémio destingue as personalidades ou organizações que, em cada ano, mais se tenham distinguido nos domínios da inovação e melhoria da contratação coletiva e das condições de trabalho ou na realização de estudos e trabalhos de investigação sobre estas matérias.

É atribuído em duas categorias:
Boas Práticas” e “Estudos e Trabalhos de Investigação”.

BOAS PRÁTICAS
Boas práticas no domínio da contratação colectiva, em especial, pela abordagem de matérias ligadas à organização do trabalho, participação dos trabalhadores nas empresas, formação profissional, condições de trabalho, segurança, higiene e saúde no trabalho, conciliação da vida profissional com a vida familiar e igualdade no trabalho;

ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO
estudos e trabalhos de investigação no âmbito da contratação colectiva, que contribuam para a sua melhoria e inovação.

Para mais informações, consulte o Regulamento do Prémio Manuel Lopes

Manuel Lopes, sindicalista, 1943-1999
Biografia de Manuel Lopes, editada pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Comissão Municipal de Toponímia em 2001
Manuel Lopes no uso da palavra
Livro editado, em 1999, pela Assembleia Municipal de Lisboa, em homenagem a Manuel Lopes.