p1 grandeFoi com profundo pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento de Francisco Canais Rocha, primeiro coordenador da Intersindical, após a Revolução de Abril.

Destacado militante antifascista, sindicalista, historiador, democrata, Francisco Canais Rocha nasceu em Torres Novas em 1930. Ali exerceu as profissões de marceneiro e carpinteiro de moldes. Desde cedo membro activo da luta anti-fascista, aderiu ao MUD-Juvenil e ao PCP, tendo sido preso pela PIDE, pela primeira vez, em 1952. Foi dinamizador da luta sindical, sendo fundador da Comissão Concelhia de Torres Novas e da Comissão Distrital de Santarém do Sindicato dos Metalúrgicos. Em 1961, na clandestinidade, fez parte da delegação dos trabalhadores portugueses ao V Congresso da FSM-Federação Sindical Mundial, realizado em Moscovo. Foi o primeiro coordenador da Intersindical, eleito no plenário de sindicatos de 27 de Abril de 1974. Em Maio desse ano, é designado delegado dos trabalhadores portugueses à 59ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT.

Licenciado em História e mestre em História Contemporânea, publicou várias obras dedicadas à história do movimento operário e sindical em Portugal, incluindo participações em trabalhos colectivos.

Neste momento de luto e de perda, a CGTP-IN presta-lhe profunda homenagem e envia, à sua família, as mais sentidas condolências.

O corpo de Francisco Canais Rocha encontra-se em câmara ardente na Capela da Casa Mortuária de Torres Novas (situada frente à Escola Prática de Polícia de Torres Novas), a partir das 19H00 de hoje e o funeral tem lugar amanhã (11/08), pelas 16H00, para o Cemitério de Torres Novas.

O Secretariado da CGTP-IN

Lisboa, 10 de Agosto de 2014