Nota à Comunicação Social nº 057/09

VOLTA A LISBOA EM BICICLETA
DIA 28 SETEMBRO
CONTRA A PRECARIEDADE

A Comissão de Jovens Enfermeiros da Direcção Regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses organiza, amanhã dia 28 de Setembro, uma volta a Lisboa em bicicleta, com partida marcada para as 09.00 horas do Hospital de Santa Maria, passagem pela Sub-Região de Saúde de Lisboa, Hospital de São José e com o seu términus no Hospital de Santa Marta. “Contra a precariedade” é o tema que motiva a iniciativa.

Em Lisboa existem cerca de 1000 enfermeiros contratados a termo certo; cresce a sub-contratação de empresas prestadoras de serviços, de modo mais dispendioso e em processo de substituição dos enfermeiros; o rácio Enfermeiro/Utente recomendado não é acatado pela maioria das instituições de saúde.

A instabilidade e precariedade contratual e a falta de regulamentação das condições dos Contratados Individuais de Trabalho constituem destaque dos Jovens Enfermeiros e uma das principais motivações para mais esta acção de luta.

Porque, evocam os organizadores do Sindicato dos Enfermeiros, “se não cuidarem dos enfermeiros… quem cuidará dos utentes?”

A INTERJOVEM da CGTP-IN associa-se a esta iniciativa “Contra a Precariedade” promovida pelos Jovens Enfermeiros e comunica a participação de Célia Lopes, Coordenadora Nacional da InterJovem .

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 2005-09-27