Nota à Comunicação Social nº 03/05

Portas abertas à arte e à cultura
JÚLIO SANTOS EXPÕE NO ÁTRIO DA CGTP-IN

O primeiro passo do recentemente criado Departamento de Cultura e Tempos Livres da CGTP-IN vai ser dado no próximo dia 21 de Janeiro, pelas 18 horas, com a inauguração no átrio de entrada da confederação duma exposição do jovem fotógrafo Júlio Santos.

O acto contará com a presença de Manuel Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP-IN, e de Modesto Navarro, escritor e presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, que fará a apresentação da iniciativa. Será servido um beberete.

O autor seleccionou sete registos sobre as comemorações do 1º de Maio e do 25 de Abril de 2004 que nos remetem para a ideia de "Construção", mostrando-nos como "os elos e a corrente juntos se constroem" e, neste processo, constroem o mundo à sua volta. Pretende-se, antecipando as palavras de Modesto Navarro, que a exposição venha "desafiar outros olhares, outras pesquisas no humano mais profundo que somos e no mundo do trabalho e das lutas quotidianas".

Júlio Santos, 26 anos, além de fotógrafo, é psicopedagogo. Frequentou o curso profissional do Instituto Português de Fotografia. Destacam-se, no seu percurso, a exposição "Lisboa, - a Cidade as Pessoas" (individual), e as reportagens que fez sobre "Incêndios" (Verão 2003), "Movimentos" (ciclo de oficinas de expressão) e "Festa dos Tabuleiros" (Tomar 2003). Participou na colectiva "30 momentos de Abril", presente na edição de 2004 da Festa do Avante.

"Construção" estará patente na entrada da CGTP-IN até 31 de Março, de segunda a sexta, das 10 às 20 horas.

A CGTP-IN assume, agora de forma concreta, sistemática e programada, o objectivo de criar linhas de trabalho que aproximem os trabalhadores das diversas esferas da produção cultural. Neste contexto encara a implementação de iniciativas e eventos que levem à dinamização, promoção e divulgação da fotografia como uma acção importante no quadro do trabalho cultural. Por isso vai lançar brevemente o seu 1º concurso de fotografia. Dele daremos notícia no momento azado.

Lisboa, 2005-01-17 DIF/CGTP-IN