Nota à Comunicação Social nº 008/06

Nota à Comunicação Social nº 008/06

Comissão Executiva presta homenagem ao Dr. José Salvado Sampaio

A CGTP-IN manifesta publicamente o seu sentido pesar pelo falecimento do Dr. José Salvado Sampaio, associando-se às merecidas homenagens que, nesta ocasião, lhe são prestadas pelas mais diversas personalidades e organizações sociais e políticas.

Cidadão de corpo inteiro, Salvado Sampaio desenvolveu, ao longo de toda a sua vida, uma intensa e brilhante acção cívica e política que constitui uma referência para todos os que lutam por uma sociedade mais livre, justa e democrática.

Distinto professor, ilustre pedagogo, abnegado defensor da Escola Pública, sindicalista activo e militante partidário empenhado, Salvado Sampaio afirmou-se, em todas estas actividades, como uma personalidade respeitada e admirada, a que não era alheio o profundo humanismo que colocava nas suas relações pessoais.

À causa sindical dedicou todo o seu saber e competência, através da sua intervenção no Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, na FENPROF e na CGTP-IN, da qual foi membro do Conselho Nacional, da Comissão de Educação e seu representante no Conselho Nacional de Educação, dando, dessa forma, um notável contributo para o prestígio da acção sindical.

Intimamente ligado aos problemas da Educação, Salvado Sampaio foi um dos obreiros do nosso sistema educativo, tendo tido uma participação activa com o Grupo Parlamentar do MDP/CDE na construção da Lei de Bases do Sistema Educativo.

A CGTP-IN curva-se respeitosamente perante a memória do Homem que tanto engrandeceu os valores da Democracia e endereça à família do Dr. Salvado Sampaio as suas sentidas condolências.

Lisboa, 2006-02-03

A Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN