Nota à comunicação social nº. 009/06

Comissão Executiva presta homenagem a José Rodrigues Vitoriano

A CGTP-IN manifesta o seu sentido pesar pelo falecimento de José Rodrigues Vitoriano, destacado resistente antifascista e membro do Partido Comunista Português.

Profundamente identificado com os problemas dos trabalhadores, José Vitoriano lutou abnegadamente, durante toda a sua vida, pela emancipação da classe trabalhadora e pela melhoria das suas condições de vida.

José Vitoriano foi um importante precursor da luta sindical anti-corporativa, ao ser Presidente da Direcção do, então, Sindicato dos Corticeiros do Distrito de Faro, de 1945 a 1948, tendo sido reeleito para um segundo mandato que não chegou a cumprir, por ter sido imposto pelo fascismo, a este sindicato, uma Comissão Administrativa.

Pelas suas actividades sindicais e antifascistas, esteve preso um total de 17 anos.

Em reconhecimento do seu importante papel na luta contra a ditadura, pela conquista das liberdades no nosso país e do seu contributo para a causa do sindicalismo, a CGTP-IN decidiu homenagear José Vitoriano, integrando-o na Comissão de Honra do seu IV Congresso, realizado em Lisboa, em Março de 1983.

A CGTP-IN endereçou à família de José Rodrigues Vitoriano e à Direcção do PCP, a sua mensagem de condolências.

Lisboa, 2006-02-03

A Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN