Comunicado à Imprensa nº 05/05
“O Trabalho e  os Trabalhadores” é o tema obrigatório do 1º Concurso de Fotografia que a CGTP-IN está a promover daqui até  18 de Março de 2005, data em que expira o prazo de inscrição e de entrega dos trabalhos concorrentes.

 Comunicado à Imprensa nº 05/05

 Concurso de Fotografia
O TRABALHO COMO FONTE DE INSPIRAÇÃO

“O Trabalho e  os Trabalhadores” é o tema obrigatório do 1º Concurso de Fotografia que a CGTP-IN está a promover daqui até  18 de Março de 2005, data em que expira o prazo de inscrição e de entrega dos trabalhos concorrentes.

Situações de trabalho há-as em todo lado, embora nem sempre reparemos nelas nem as valorizemos. Basta um olhar, um clic, para captarmos uma infinidade de expressões e de sentimentos, tantas vezes contraditórios, que resultam da relação entre homens e máquinas.  Este 1º Concurso de Fotografia da CGTP-IN constituirá, pois, uma forma de valorizar o trabalho e  os trabalhadores. Será, ao mesmo tempo, um bom contributo para a concretização do direito à cultura e à fruição cultural dos próprios trabalhadores.

A participação no concurso é aberta a todos os trabalhadores, sendo gratuita para os sindicalizados nas estruturas da CGTP-IN, bem como para jovens até 30 anos, estudantes e  aposentados. Manda o regulamento que os trabalhos a concurso sejam rigorosamente inéditos e que o portfólio a apresentar, em invólucro fechado, por cada participante inclua de quatro a seis fotografias, nas modalidades de preto e branco ou de cor, em formatos entre 20x25 cm e 25x35 cm. Define ainda que a entrega se faça em mão ou por correio para Departamento de Cultura e Tempos Livres da CGTP-IN - 1º Concurso de Fotografia “O Trabalho e os Trabalhadores” – R. Vítor Cordon, Nº 1 – 2º  1249-102,  Lisboa.

Os resultados do concurso serão divulgados até ao dia 29 de Abril de 2005, após deliberação de um júri de que fazem parte: Fernando Gomes,  da CGTP-IN, Maria do Carmo Serén, do Centro Português de Fotografia, Filipa Palet, do IPJ, José Soudo, da AR.CO, a socióloga Carmen Almeida e os fotógrafos  Margarida Dias e Eduardo Gajeiro. Será, então, organizada uma exposição itinerante pelo território nacional que incluirá os trabalhos premiados.

Os três primeiros classificados receberão prémios pecuniários e o direito a passar períodos de diferente duração, acompanhados se assim o entenderem, em unidades hoteleiras do INATEL. Ao vencedor será concedida também a possibilidade de frequentar um Curso de História da Fotografia de 20 horas na AR.CO.  Está ainda prevista a atribuição de um Prémio Jovem.

O concurso conta com o apoio da AR.CO, do Arquivo Municipal de Fotografia de Lisboa, do CPF, do IPJ , de GPP- Pousadas de Portugal e juntas de freguesia do Beato e da Pena. Colhe ainda patrocínios do Montepio Geral, INATEL, da Liberinter – Cooperativa de Mediação de Seguros -  e da Sagres – Companhia de Seguros, SA.

Lisboa, 2005-01-31                                                      DIF/CGTP-IN