Comunicado à Imprensa nº 17/05
Está já nos locais de trabalho e nas mãos dos trabalhadores o primeiro número de CGTPcultura.

Comunicado à Imprensa nº 17/05

CGTPcultura

CGTP-IN PASSA A  EDITAR FOLHA CULTURAL

Esta folha cultural da CGTP-IN constitui-se como um “veículo destinado a levar ao conhecimento dos trabalhadores informações e desafios nas áreas da cultura, do desporto e dos tempos livres”, conforme escreve, no editorial, o seu director, Fernando Gomes, que é também responsável pelo Departamento de Cultura e Tempos Livres da confederação.

CGTPcultura vem assegurar, desde logo,  uma tarefa de carácter prático, que é a de fornecer aos destinatários, em devido tempo, toda a informação acerca dos protocolos assinados no âmbito do chamado “cartão cultural”, iniciativa que está também a dar os primeiros passos. É por isso que, como encarte deste primeiro número do boletim, segue uma listagem de acordos celebrados com 31 companhias teatrais e associações culturais de vários pontos do país, acordos que prevêem descontos para os trabalhadores sindicalizados.

Mas não se ficam por aqui os seus objectivos. CGTPcultura pretende ser também um espaço de reflexão acerca do fenómeno cultural e desportivo, bem como das políticas nestes campos empreendidas. Enquadram-se neste propósito as entrevistas feitas pela redacção a Manuel Alegre e a Manuel Carvalho da Silva. O poeta defende que “num mundo globalizado mas desregulado e cada vez mais instável, a cultura pode ser um poderoso instrumento de reinvenção da identidade nacional e da sua projecção no mundo”. O secretário-geral da CGTP-IN, por sua vez, garante que   “a CGTP-IN tem consciência da necessidade de se apostar no desenvolvimento cultural como factor decisivo para vencer outros desafios do desenvolvimento amplo da sociedade”.

A versão digital de CGTPcultura, em formato PDF, pode ser consultada no site da CGTP-IN: http://www.cgtp.pt.

Lisboa, 2005-05-23                                        DIF/CGTP-IN