Comunicado de Imprensa n.º 022/05
Com a morte do Dr. Álvaro Cunhal desaparece uma das figuras marcantes da História contemporânea. Um Homem que influenciou politicamente gerações de portugueses e cuja acção, como líder do PCP, foi determinante para o derrube do fascismo e para as importantes conquistas económicas e sociais alcançadas pelo nosso povo, na sequência do 25 de Abril.

Comunicado de Imprensa n.º 022/05

DECLARAÇÃO DA CGTP-IN SOBRE O FALECIMENTO DE ÁLVARO CUNHAL

A forma corajosa como enfrentou as duras provações da clandestinidade, as torturas e os longos anos de prisão, é reveladora da sua profunda coerência com os ideais que alcançou em toda a sua vida.

O seu profundo sentimento patriótico, a sua dedicação à causa da classe operária e dos trabalhadores e a sua luta pela construção de uma sociedade sem exploração, merece, sem dúvida, o reconhecimento de todos aqueles que anseiam por um mundo mais justo, livre de repressão e mais igualitário.

A produção teórica, no plano político e ideológico, deixada por Álvaro Cunho, bem como os seus trabalhos no âmbito das artes, são reveladores da sua elevada estatura intelectual e um manancial histórico indispensável para o estudo da nossa sociedade e do movimento operário e sindical em Portugal.

Com a morte de Álvaro Cunhal os trabalhadores perdem um dos seus mais consequentes lutadores pelas causas que hoje, como sempre, importa reafirmar numa sociedade onde persistem desigualdades e injustiças sociais que urge erradicar.

A CGTP-IN apresenta à família de Álvaro Cunhal e à Direcção do PCP as suas mais sentidas condolências.

Lisboa, 13.06.2005

A Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN.