EUREST OFERECE CABAZ DE NATAL AOS TRABALHADORES DA CANTINA DA CONTINENTAL MABOR PARA NÃO FAZEREM GREVE

O Sindicato de Hotelaria do Norte tomou conhecimento de que a Eurest ofereceu um Cabaz de Natal aos trabalhadores da cantina e bar da Continental Mabor para, supostamente, estes não aderirem à greve do setor que teve lugar no dia 10 de dezembro de 2021, e a verdade é que nenhum trabalhador destas unidades aderiu à greve.

Segundo informação recebida por este sindicato, a Eurest não atribuiu nenhum Cabaz de Natal aos demais trabalhadores da empresa.

Os demais trabalhadores da empresa, incluindo os que aderiram à greve, sentem-se, por isso, discriminados.

Se a atribuição do referido Cabaz de Natal foi feito com a intenção de os trabalhadores da cantina e bar que a Eurest explora da Continental Mabor não aderirem à greve, tal conduta por parte da Eurest configura a prática de um crime previsto e punível por força do dispostos nos artigos 540.º e 543.º do Código do Trabalho.

Mesmo que assim não fosse, e tudo indica que foi, o artigo 24.º do Código do Trabalho estabelece o direito à igualdade e o artigo 25.º do Código do Trabalho proíbe qualquer discriminação.

Assim, em nome dos seus associados, a direção do sindicato já solicitou à Eurest que prove que esta diferença de tratamento não assenta em qualquer factor de discriminação ou que seja dado um Cabaz de Natal igual aos demais trabalhadores da empresa.

Caso a empresa nada diga, dê resposta insuficiente ou não convincente, o sindicato denunciará a situação junto das autoridades competentes.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte