20170228 greve pestana feriado carnaval 1Trabalhadores do Grupo Pestana, em Alvor, estiveram ontem concentrados junto aos hotéis Dom João II e Alvor Praia, a exigir o fim da discriminação existente entre quem trabalha nos hotéis do Grupo no Algarve e os demais trabalhadores do resto do país, uma vez que aos restantes é reconhecido a terça-feira de Carnaval como feriado e a estes não.

Há vários anos que o Grupo Pestana não considera a terça-feira de Carnaval como dia feriado nos seus hotéis no Algarve justificando essa discriminação com o facto de estar a aplicar o contrato colectivo de trabalho subscrito entre a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve – AHETA e a Federação dos Trabalhadores de Serviços – FETESE, estrutura afecta à União Geral de Trabalhadores – UGT.

Há vários anos que os trabalhadores e o Sindicato da Hotelaria do Algarve vêem reclamando junto da administração, em reuniões e através de um abaixo-assinado subscrito pelos trabalhadores, a reparação desta injustiça, sendo que a resposta é sempre a mesma: “reconhecemos que há uma injustiça nesta situação”, “vamos analisar a situação”. Acontece que até ao momento a situação se mantém e, isso, está a gerar descontentamento no seio dos trabalhadores.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve reafirma a exigência ao Grupo Pestana para por termo a esta discriminação e apela aos trabalhadores para intensificarem a luta nos locais de trabalho para darem mais força a esta justa reivindicação.

Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve