Hotel Dom PedroO grupo hoteleiro Dom Pedro está a comunicar aos trabalhadores a intenção de fazer caducar os contratos a termo incerto, sem qualquer justificação, e tem em dívida o subsídio de alimentação do mês de Março.

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve:

GRUPO DOM PEDRO ESTÁ A DESPEDIR E NÃO PAGA SUBSÍDIO DE ALIMENTAÇÃO

O Grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection está a comunicar aos trabalhadores com contratos a termo incerto a intenção de fazer caducar os contratos sem qualquer justificação, embora esteja a ser dito aos trabalhadores que tal deve-se à situação causada pelo novo coronavírus COVID-19. Além disso, os trabalhadores ainda não receberam o subsídio de alimentação do mês de Março que lhes costuma ser pago através de cartão refeição.

Este é mais um exemplo do que está a acontecer em toda a região algarvia devido à falta de medidas do Governo para proteger o emprego, nomeadamente, o que o sindicato vem exigindo desde o início do surto epidémico que é a proibição de todos os despedimentos e a criação de um fundo especial para garantir o pagamento dos salários nas situações em que as empresas se encontrem verdadeiramente em crise.

O sindicato considera que estes despedimentos são ilegais devido à falta de fundamentação do despedimento e por considerar que estes contratos a termo incerto só servem para iludir a contratação sem termo e, por isso, já pediu a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho.

Esta situação deixa bem claro as consequências negativas para os trabalhadores da precariedade existente no sector e no país e reforça ainda mais a justeza da exigência do combate à precariedade levado a cabo nos últimos anos pela CGTP-IN e pelos seus sindicatos.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela aos trabalhadores para resistirem à ofensiva patronal em curso e para se juntarem ao sindicato, pois só unidos em torno do seu sindicato de classe os trabalhadores conseguirão defender o emprego e os direitos.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve