boschNum comunicado aos trabalhadores, o SITE - Norte  condena os despedimentos na Bosch e recorda que a empresa, prestes a regressar à normalidade, registou um crescimento sustentado de produção e dos lucros.

Comunicado do SITE Norte aos trabalhadores da Bosch:

O Sindicato condena os despedimentos

O SITE Norte reitera a compreensão da situação económica e os impactos no sec-tor automóvel decorrentes da pandemia da COVID-19.

No entanto voltamos a frisar que a Bosch não é uma empresa qualquer.

A Bosch tem tido um crescimento sustentado de produção e, por consequência, nos seus lucros.

A Bosch não tem feito uma justa distribuição da riqueza produzida e tem tido uma política de retirada de direitos.

A Bosch vai regressar à normalidade e irá, com certeza, manter-se como um dos principais fornecedores de componentes auto.

Assim consideramos inaceitável que no actual momento a empresa entenda virar as costas aos trabalhadores, abandonando-os à sua sorte, despedindo agora largas dezenas.

Não fosse isso por si só já condenável, entendeu a Administração proceder aos despedimentos logo no primeiro dia do regresso ao trabalho, depois de uma paragem em que os próprios trabalhadores, entre os quais os agora despedidos, sacrificaram dias de férias para tentar evitar que a empresa levasse a cabo outro tipo de medidas.

Um claro procedimento de má fé que condenamos.

Voltamos a afirmar que a empresa tinha todas as condições de segurar estes profissionais, que muito têm dado a esta empresa e não o fez.

A Bosch irá voltar à normalidade e assim todos o desejamos, mas com atitudes destas, que se vão acumulando, perde a cada dia a confiança e o respeito dos seus trabalhadores.

Voltamos a informar que o sindicato nos Biscainhos mantém-se em atividade, mas sem atendimento presencial, decorrente da actual legislação extraordinária em vigor.

No entanto, os delegados sindicais estão na empresa, nos seus postos de trabalho e nos seus horários, e o sindicato pode ser contactado pelos canais no rodapé desta informação.

Registamos a necessidade de os trabalhadores darem muita atenção ás medidas preventivas das autoridades de saúde. O cumprimento dessas orientações deve ser o principal foco da vossa atenção. O regresso à normalidade é um processo e não devemos nesta fase nos descuidar. Estando a trabalhar é fácil o nosso cérebro as-sumir os comportamentos normais e é nesses momentos, que nos podemos expor a um risco mais elevado.

Protejam-se não deixem a confiança ser abalada nesta luta que continua.

FONTE: O SITE - Norte