Semana de Luta Nacional dos trabalhadores da Saúde portoDirigentes e delegados sindicais da Saúde manifestam-se amanhã em Lisboa, junto ao Hospital de S. José contra a falta de resposta a um conjunto vasto de reivindicações dos trabalhadores do sector.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais leva a efeito, amanhã, 6 de Novembro, a partir das 11:30h, junto ao Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – Hospital de S. José, uma Concentração de dirigentes e delegados sindicais, que encerra a Semana de Luta da Saúde que hoje teve início no Centro Hospitalar Universitário do S. João, no Porto.

Em causa está a ausência de resposta a um conjunto vasto de reivindicações apresentadas aoGoverno, parte delas há largo tempo e que são essenciais para a melhoria das condições de trabalho e o reforço da qualidade dos serviços prestados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Uma das reivindicações prioritárias é o aumento de trabalhadores em número adequado às necessidades dos serviços. A isto acresce a motivação e fixação dos trabalhadores no SNS, o que só será conseguido com a dignificação funcional e salarial que deverá passar pela criação/reposição das carreiras específicas extintas em 2008, pelo governo PS/Sócrates.

Outra das exigências tem a ver com o desbloqueamento do processo de negociação do Acordo Colectivo de Trabalho das carreiras de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica e de outras carreiras específicas não revistas, bem como com aplicação correcta e integral do Acordo de Trabalho das carreiras gerais, nos Hospitais, EPE.