20200724DSSmith 640Os trabalhadores da Nova DS Smith Embalagem fazem hoje greve, nos locais de trabalho de Guilhabreu, Leiria e Albarraque, desde as 6 horas, por um período de 24 horas. Iniciam às 6 horas de amanhã, dia 14, uma greve a todo o trabalho extraordinário, até às 24 horas do dia 31 de Dezembro.

Hoje é dia de luta na Nova DS Smith Embalagem!

É dia de luta, porque continuamos a assistir às contradições da empresa com as suas justificações para um aumento salarial que não reconhece todo o profissionalismo e desempenho dos trabalhadores, na falta de empenho para actualizar o plano de carreiras e definição de funções que valorize os trabalhadores.

É dia de luta, contra as desigualdades no pagamento dos subsídios turno e de refeição, nas diuturnidades e seguro saúde e por aumentos salariais em linha com o crescimento e ganhos da empresa.

É dia de luta, mas também de solidariedade entre trabalhadores mais antigos, pelo aumento digno do salário, mas também pelo fim das discriminações para com os trabalhadores mais novos, relativamente aos rendimentos que auferem e que são muito inferiores.

As reiteradas afirmações de isto está mau não servem senão para tentar incutir medo no seio dos trabalhadores e são completamente infundadas, como se comprova desde logo com o aumento da carteira de clientes, bem como com o aumento da produção nas várias fábricas.

E se tivemos de concertar a nossa luta pelas dificuldades criadas na fábrica de Albarraque, foi porque a unidade dos trabalhadores é o mais importante nesta fase e um factor determinante na luta que hoje estamos a travar e naquelas que o futuro vier a determinar.

Os ataques aos trabalhadores, aos seus representantes sindicais e ao sindicato continuam. As respostas serão dadas nos próximos plenários a todos os trabalhadores, independentemente de serem associados do sindicato ou não, nunca excluímos ninguém. As outras respostas serão dadas na justiça, porque não podemos aceitar mentiras e calúnias, sejam pequenas ou grandes, quer sejam contra os representantes dos trabalhadores ou os trabalhadores.

É dia de luta, por isto e por todas as injustiças criadas em torno da luta.

Em unidade os trabalhadores irão vencer! Juntos somos mais fortes!

Vivam os trabalhadores da Nova DS Smith!