Os trabalhadores do Instituto da Segurança Social marcaram uma acção de luta em defesa do emprego, no próximo dia 24 de Novembro, contra o despedimento de 100 trabalhadores no edifício sede e mais cerca de 200 a nível nacional.

Nota à Comunicação Social do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas:

Instituto da Segurança Social, I.P.
Despedimento de Trabalhadores
100 trabalhadores no Edifício Sede, a nível nacional serão cerca de 200

Em reunião de trabalhadores, realizada no passado dia 12 de novembro, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA), tomou conhecimento que cerca de 100 trabalhadores contratados através de empresas de trabalho temporário, que se encontram a trabalhar no edifício sede do ISS-IP, receberam carta de despedimento, a nível nacional poderão ser cerca de 200.

Estes trabalhadores são essenciais para que os vários serviços do Instituto da Segurança Social possam funcionar, estão integrados nas mesmas equipas que os trabalhadores que têm vínculo ao ISS-IP e executam as mesmas tarefas. A experiência que foram adquirindo nos últimos dois anos e meio e, nalguns casos, bem mais que isso, são uma mais valia que não deve ser desperdiçada, quer na opinião dos colegas, quer na dos próprios dirigentes intermédios.

Numa a altura em que o país se encontra numa enorme crise social e económica, devido à pandemia Covid-19, não é aceitável que um Instituto Público, não só, não previna o aumento dos tempos de espera e o agravar das condições de acesso aos serviços da Segurança Social pela população, como também contribua para o agravamento dessa mesma crise, fechando os olhos a estes despedimentos, que a concretizarem-se colocam estes trabalhadores e as suas famílias numa situação desesperada.

O STFPSSRA e os trabalhadores exigem que seja encontrada uma solução que reverta estes despedimentos e que permita a continuidade destes trabalhadores no ISS-IP, integrados nas actuais equipas de trabalho. A solução mais justa para os trabalhadores e que melhor defende as populações, que exigem serviços públicos de qualidade, passa pela abertura de concursos e integração destes trabalhadores no mapa de pessoal do ISS-IP.

Na reunião de trabalhadores foi aprovada uma acção de luta em defesa do emprego!

A acção terá lugar em frente ao edifício sede do ISS-IP, no próximo dia 24 de novembro pelas 12h.