VW Autoeuropa sobrecarrega depois de ter despedido«Despediram trabalhadores no body e agora carregam em cima de nós», protesta o SITE Sul, num comunicado aos trabalhadores da VW Autoeuropa. O sindicato exige da administração respostas e a resolução do problema no imediato, para preservar a saúde e as condições de trabalho.

A Comissão Sindical do SITE Sul na VW Autoeuropa afirma ter tido conhecimento de que na área das carroçarias, na zona do doors-to-body, de onde foram despedidos cerca de 120 trabalhadores contratados a prazo, agora sobra trabalho. Ou seja, para os trabalhadores do body:

• Saciar a sede ou utilizar os WC por vezes obriga a esperar;
• O chamado tag-relief que, supostamente, deveria já ter acabado, afinal ainda se pratica; isto significa que, devido à falta de trabalhadores (porque foram despedidos), os chefes de equipa e os técnicos de manutenção e de qualidade são obrigado a trabalhar ao lado dos restantes operadores na linha;
• As horas das refeições e das pausas são constantemente alteradas;
• Há equipamentos novos que já deveriam estar a funcionar e continuam parados;
• Os ritmos de trabalho são cada vez mais intensos e insuportáveis para quem passa oito horas na linha;
• Nem pensar em pedir dias de férias, dias de compensação ou down-days.

Assim não pode ser!

O sindicato considera esta situação inadmissível e, no sentido de preservar a saúde e as condições de trabalho, decidiu questionar a administração:

- Quando os trabalhadores estiverem afectados por problemas de saúde devido ao agravamento dos ritmos e das condições de trabalho, quem se vai responsabilizar por isso?

- Como pensa a VW Autoeuropa resolver este problema, tendo em conta as consequências que advirão, mais cedo ou mais tarde, do agravamento continuado do trabalho destes trabalhadores?

- Estará a administração da VW Autoeuropa realmente preocupada com os trabalhadores e o seu bem-estar no trabalho, a prevenção de doenças profissionais e a segurança? Ou será que pretende encarar os trabalhadores como peças de uma mera engrenagem e depois descartá-los, quando tiverem problemas de saúde?
Além de respostas, o SITE Sul exige a resolução do problema no imediato.