indicato da Hotelaria do Algarve chama os trabalhadores para a lutaPerante a perspectiva de agravamento das condições de trabalho e de vida, manterem-se as actuais opções políticas em 2021, o Sindicato da Hotelaria do Algarve apela a todos os trabalhadores do sector do turismo, no activo ou em situação de desemprego, para se organizarem e unirem em torno do sindicato para dar mais força à luta pela exigência de emprego estável, com direitos, e por melhores salários e condições de trabalho.

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve:

SINDICATO APONTA PARA 2021 O CAMINHO DA INTENSIFICAÇÃO DA LUTA DOS TRABALHADORES

Realizou-se ontem, dia 16, uma sessão da assembleia-geral do sindicato, onde foi aprovado o Plano de Actividades e o Orçamento para 2021. Os dirigentes, delegados e activistas sindicais presentes também analisaram a situação social e económica, o desenvolvimento da luta e o reforço da organização nos locais de trabalho. Esteve ainda em discussão as comemorações dos 50 anos do sindicato e a eleição dos novos órgãos dirigentes do sindicato que se irão realizar em Abril. Outro aspecto importante para a vida dos trabalhadores, da região e do país que também esteve em análise foram as próximas eleições para a Presidência da República.

A manterem-se as actuais opções políticas em 2021, as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores da hotelaria, restauração e similares tenderão a agravar-se ainda mais. Para o sindicato é necessário uma política que combata a exploração e que valorize o trabalho e os trabalhadores. O que o actual momento exige são medidas que protejam a saúde dos trabalhadores, defendam verdadeiramente o emprego e valorizem os salários. Só dando mais poder de compra aos trabalhadores e ao povo é que é possível manter as empresas e o emprego, pois estas, na sua maioria micro, pequenas e médias empresas, funcionam à base do consumo interno.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela a todos os trabalhadores do sector do turismo, no activo ou em situação de desemprego, para se organizarem e unirem em torno do sindicato para dar mais força à luta pela exigência de emprego estável com direitos e por melhores salários e condições de trabalho. Não podemos aceitar que empresas e grupos económicos, que acumularam milhões de euros de lucros nos últimos anos, estejam a aproveitar a Covid-19 para aumentar ainda mais a exploração.