25 de Abril Ministra da Cultura esteve na inauguração de MuralO 25 DE ABRIL NAS ESCOLAS
Ministra da Cultura na inauguração de Mural frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, em Peniche

Ocorreu no domingo, 25 de Abril, a inauguração do Mural “O 25 de Abril nas escolas”, na qual estiveram presentes os representantes das entidades promotoras e de escolas participantes e também a Ministra da Cultura esteve na inauguração de Mural.

Este mural foi projetado para assinalar os 46 anos do Dia da Liberdade, só que a situação epidemiológica que então se vivia não o permitiu. Sem desistirem da iniciativa, as organizações e entidades envolvidas decidiram adiar um ano a inauguração, registando no próprio mural o motivo desse adiamento. Assim, o ato inaugural terá lugar amanhã, 25 de abril de 2021, pelas 12:30 horas, integrando-se nas comemorações do Dia da Liberdade, promovidas pelo Município de Peniche.

Esta é uma iniciativa que se tornou possível pelas muitas parcerias que se estabeleceram: FENPROF, Município de Peniche, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), Associação 25 de Abril (A25A) e, contributo fundamental, as 46 escolas e agrupamentos de escolas que participaram, criando, desenhando, pintando e cozendo os 46 painéis em azulejo com 60 centímetros de lado. O mural (imagem aqui) ficará em frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, no Forte de Peniche. A obra, que ficará permanentemente exposta no local, contou com parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Esta é uma iniciativa de elevado simbolismo, que confirma que o 25 de Abril continua vivo nos mais jovens, o que é absolutamente essencial para que os seus valores de Liberdade e Democracia se projetem no futuro.

FONTE: FENPROF