edp nao acabaram 2021Há mais negociação da tabela salarial, para lá do acto de gestão anunciado no dia 4 pela administração, afirma a comissão negociadora sindical da Fiequimetal, garantindo que a luta pela justa distribuição da riqueza e pela valorização dos trabalhadores das empresas do Grupo EDP não vai parar.

Num comunicado emitido ontem, a federação sublinha que não dá a negociação como concluída.

À administração foram apresentadas propostas que devem ser negociadas. A Fiequimetal e os seus sindicatos existem para lutar pela melhoria das condições de trabalho e vida dos trabalhadores e não para apenas aceitarem tudo o que a administração pretende.

Exigências justas

Na proposta sindical global reivindica-se:

- aumento de 60 euros para cada trabalhador na tabela salarial;

- melhoria no subsídio de disponibilidade, sem obrigatoriedade de permanência;

- ajudas de custo de valor igual para todos os trabalhadores.

Pretende-se reduzir o tempo para progressão na carreira, permitindo que os trabalhadores possam chegar ao topo da carreira antes de irem para a reforma.

Exige-se que seja clarificada a avaliação de desempenho, bem como a sua implicação nas progressões na carreira.

A administração tem de cumprir o ACT no que se refere às reformas e pré-reformas.

Accionada a DGERT

A fim de criar condições para melhorar aquilo que é o conteúdo pretendido pela administração e a que alguns querem chamar tabela salarial para 2021, vai ser, no imediato, requerida a intervenção do Ministério do Trabalho, através da DGERT (Direcção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho).

Mas este primeiro passo será acompanhado de formas de luta que expressem o descontentamento dos trabalhadores.

Fonte: Fiequimetal

Apela-se à participação de todos os trabalhadores nas reuniões e plenários que os sindicatos vão agendar.