gnb novo bancoO dirigente sindical que foi alvo de uma tentativa de despedimento colectivo, por extinção da empresa GNB – Recuperação de Crédito, ACE (GNB-RC), retomou o trabalho no edifício sede do NovoBanco S.A. nas suas novas funções.

Após várias reuniões do SinTAF com a Administração do NovoBanco, foi alcançada uma solução que garantiu que o dirigente sindical retornasse o trabalho no dia 1 de Julho.

A luta e determinação do trabalhador e de todo o Movimento Sindical Unitário provou que os expedientes criativos e a atitude ardilosa de promover o despedimento por caducidade ao extinguir a GNB-RC, numa clara atitude persecutória, não são admissíveis para contornar o Código do Trabalho.

Através das audiências tidas com todos os grupos parlamentares, bem como com a Comissão de Trabalho e Segurança Social, foi deixado ao Parlamento o alerta para esta situação e que se torna necessário a revogação de várias normas gravosas do Código do Trabalho, que desprotegem claramente os trabalhadores, pois foi com recurso à manipulação e expedientes criativos que se revelaram permissividades do Código do Trabalho.

O SinTAF congratula-se e reafirma o agradecimento a todos os trabalhadores, activistas, delegados, dirigentes, comissões de trabalhadores, sindicatos, federações e uniões de trabalhadores, a solidariedade manifestada nesta Luta, e em particular à CGTP-IN pela mediatização e mediação desta contenda, que mais uma vez vem provar que “Juntos Somos Mais Fortes”.

FONTE: SinTAF