Segurança Social recusa apoio a trabalhadores com 4 meses de salários em atrasoSEGURANÇA SOCIAL MANTÉM RECUSA DE APOIO AOS TRABALHADORES DAS CANTINAS E BARES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO COM 4 MESES DE SALÁRIOS EM ATRASO

Realizou-se ontem uma reunião promovida pela DGERT com a presença de técnicos da Segurança Social do CRSS do Distrito do Porto e o sindicato.

No final da reunião, ficou assumido um princípio de acordo que levaria ao deferimento dos requerimentos de apoio feitos pelos 19 trabalhadores.

Contudo, já depois de ter terminada a reunião, o sindicato foi contactados pelos mesmos técnicos da Segurança Social que informaram não lhes ser possível afinal concretizar os deferimentos, alegando, mais uma vez, o facto de, para a Segurança Social, a Statusvoga, já não ser entidade empregadora dos trabalhadores nesta data, devido à comunicação feita à Segurança Social da cessação dos contratos de trabalho no dia 31 de março, que, como todos sabem, só o foi por não haver alternativa para comunicar a verdadeira desvinculação que foi a transmissão dos contratos de trabalho aos Serviços Sociais do Instituto Politécnico do Porto.

Em conclusão, os trabalhadores vão continuar sem o apoio social a que têm direito, alegadamente devido a normas internas da Segurança Social.

Ora, os trabalhadores não têm qualquer culpa e precisam do apoio.

Os trabalhadores continuam sem receber os salários de abril, maio, junho e julho, bem como juros de mora.

Assim, o sindicato fez hoje nova exposição à Senhora Ministrado do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social solicitando uma solução urgente para o problema social grave destes 19 trabalhadores.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte