Amanhã, 1 de Outubro, às 11 horas, dirigentes e delegados sindicais do sector da distribuição vão concentrar-se junto à sede da SONAE Distribuição, na Maia, Porto, para exigir resposta às propostas sindicais de revisão do contrato colectivo de trabalho e de aumento dos salários de todos os trabalhadores.

Dirigentes e Delegados sindicais das empresas de distribuição em luta pela revisão do Contrato Colectivo de Trabalho
Concentração junto à sede da SONAE Distribuição, 1 de Outubro, às 11h, na Maia

Com apenas uma revisão desde 2010 e sem qualquer alteração desde 2016, é urgente a revisão do Contrato Colectivo de Trabalho para os trabalhadores das empresas de distribuição.

O Contrato Colectivo de Trabalho é um instrumento essencial para regular as condições de trabalho e garantir direitos mínimos para todos os trabalhadores.

Nos últimos 10 anos, a APED, de que a SONAE é actualmente presidente, tem bloqueado o processo negocial, impedindo a revisão dos salários dos mais de 120 mil trabalhadores do sector.

Neste período, o Salário Mínimo Nacional subiu 190€. Se os salários da tabela salarial do Contrato Colectivo de Trabalho tivessem evoluído tanto como o SMN, os operadores especializados estariam a receber 805€ (mais 140€ do que recebem actualmente) milhares de trabalhadores destas empresas.

O que falta nos salários dos trabalhadores está nos lucros milionários que todos os anos estas empresas apresentam e 2021 não está a ser excepção.

Dia 1 de Outubro, às 11h, dirigentes e delegados sindicais do sector vão concentrar-se junto à sede da SONAE Distribuição – Lugar do Espido, Via Norte, 4470-177 Maia - exigindo resposta às propostas sindicais de revisão do contrato colectivo de trabalho e de aumento dos salários de todos os trabalhadores.

Esta concentração contará com a presença de Isabel Camarinha, Secretária-Geral da CGTP-IN.

CESP