O sindicato solicitou uma reunião à Eurest para analisar a situação social dos trabalhadores das cantinas escolares do Porto. Contudo, a Eurest nem se dignou a responder ao pedido do sindicato. Ora, os trabalhadores das cantinas escolares estão expostos a grandes níveis de precariedade, pois mais de 90% são precários, e a ritmos de trabalho muito intensos. Além disso, recebem salários muito baixos. Há trabalhadores que, por trabalharem poucas horas, não ganham sequer para pagar os transportes. Muitos trabalhadores não estão classificados de acordo com as funções que exercem. A Eurest deixou de ter encarregados e despenseiros, mesmo em cantinas que confecionam ou servem um numero elevado de refeições, violando as normas do CCT aplicável. Os trabalhadores não são valorizados na sua carreira, estão estagnados nas categorias profissionais em que foram contratados, pois não existe progressão na carreira. A AHRESP bloqueia a negociação da contratação coletiva ao pretender uma retirada brutal de direitos e ao oferecer salários miseráveis que não podemos aceitar.

Assim, foi emitido um pré-aviso de greve para dia 3 de junho pelos seguintes objetivos:

1. Contratação direta de todos os trabalhadores pela Eurest, sem qualquer recurso a empresas de trabalho temporário;
  2. Passagem ao quadro de todos os trabalhadores contratados a termo, exceto os que estejam a substituir trabalhadores com o contrato suspenso devido a doença, acidente de trabalho ou outros;
  3. Horário completo de 40 horas semanais para os trabalhadores das cantinas de confeção e, carga horária mínima de 4 horas diárias e 20 horas semanais para os trabalhadores das cantinas transportadas;
  4. Aumento salarial de 100 euros para os trabalhadores com a categoria de cozinheira e de 50 euros para os demais trabalhadores;
  5. Contratação de trabalhadores com a categoria de despenseiro e encarregado para todas as cantinas de confeção;
  6. Reclassificação de todos os trabalhadores de acordo com as funções que efetivamente exercem;
  7. Reclassificação das cozinheiras de 2.ª com mais de 3 anos de antiguidade, ainda que interpolados, como cozinheiras de 1.ª;
  8. Cumprimento do caderno de encargos e do CCT em vigor;
  9. Reforço dos quadros de pessoal para pôr fim aos ritmos de trabalho intensos;
  10. Fornecimento de calçado e fardamento adequado;
  11. Melhores condições de segurança e saúde no trabalho.

CONCENTRAÇÃO DE PROTESTO À PORTA DA CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO, ÀS 09 HORAS

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte