Foi recentemente noticiado que o Novo Banco vai rever a fórmula de cálculo para pagamento das pensões. A este propósito o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira (SINTAF ), em nota enviada à comunicação social, veio reafirmar que não pode ser a banca a fazer as contas e decidir que pensão vai pagar ao trabalhador. Tem de ser a Segurança Social a fazer esse cálculo.

O SINTAF  lembra que em 2011 foi decidido pelo governo da altura passar a responsabilidade do pagamento das pensões em Portugal para a Segurança Social, tendo havido uma convergência de todos os sistemas de pensões que existiam. Só a banca manteve o poder de pagamento e decisão sobre os valores das pensões a serem pagos aos seus trabalhadores.

A Polícia, as Forças Armadas, CTT etc., todos convergiram para a segurança social, lembra o sindicato, que questiona: porque é que o poder político se dobrou ao poder económico?

Esta situação trouxe benefícios para a banca e prejuízos para os trabalhadores que, entretanto, se reformaram.

Fonte: SINTAF