Amanha e dia de luta no Agrupamento de Escolas de Sao Joa da Talha8 DE MARÇO É DIA DE LUTA dos Trabalhadores Não Docentes do Agrupamento de Escolas de São João da Talha!

Exigimos respeito pelas funções dos Trabalhadores Não Docentes.

É urgente o reforço do número de Trabalhadores!

Queremos uma Escola Pública de Qualidade!

8 DE MARÇO FAZEM GREVE os Trabalhadores Não Docentes do Agrupamento de Escolas de São João da Talha

E CONCENTRAÇÃO, ÀS 9H00 frente à Escola Secundária de São João da Talha, sede do Agrupamento.

E

Avenida Luís Bívar, 12 1069-140 Lisboa

213 193 320 Este endereço de correio electrónico está protegido contra leitura por robôs. Necessita activar o JavaScript para o visualizar.

www.stfpssra.pt /STFPSSRA

ste é mais um grito de alerta para os graves problemas existentes neste Agrupamento e para as dificuldades sentidas tanto por crian­ças e jovens como pelos Trabalhadores Não Docentes deste Agrupamento, situações há muito sinalizadas, junto das entidades com­petentes, pelos Trabalhadores e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e So­ciais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA).

  • A “portaria de rácios” – legislação que define o número de Trabalhadores

Não Docentes a ser colocado em cada Agrupamento/Escola não agrupada – é sempre o argumento escolhido para justificar e impedir a contratação de mais Trabalhadores Não Docentes.

  • A “portaria de rácios” – como todas as comunidades educativas sabem e sentem – está desfasada da realidade e não dá resposta às reais necessidades da Escola Pública e Inclusiva.

É, pois, urgente e necessário que Tutela e Au­tarquias assumam as suas responsabilidades e que admitam que a “portaria de rácios” é in­suficiente e desajustada e tem de ser alterada.

Impõe-se uma nova política educativa, por parte da Tutela e das Autarquias, por forma a acabar com as imposições economicistas às Escolas, que as obriga a implementar medi­das de “omeletes sem ovos” que não são so­luções, que prejudicam o acompanhamento e a segurança dos alunos e que sobrecarregam, inaceitável e ilegalmente, os Trabalhadores

Não Docentes e, em particular, os Assistentes Operacionais.

Cabe ao Ministério da Educação bem como à Câmara Municipal de Loures dar passos no sentido da resolução deste problema.

É, pois, urgente que a CM de Loures contrate mais Trabalhadores Não Docentes para este Agrupamento!

Na data escolhida para esta ação de luta, 8 de março, assinalamos e celebramos o Dia Inter­nacional da Mulher Trabalhadora.

É um dia com significado, uma vez que a gran­de maioria dos Trabalhadores Não Docentes das nossas Escolas são mulheres

Assim, no próximo dia 8 de março,

os Trabalhadores Não Docentes do Agrupamento de Escolas de São João da Talha estarão em luta, com a realização de uma Greve e de uma Concentração, pelas 9h, frente à Escola Secundária de São João da Talha, para mais uma vez apelarem à solução dos diversos problemas que afetam todos os que trabalham neste Agrupamento – alunos, docentes e não docentes – bem como a Comunidade Educativa.

Assim foi feito o apelo a toda a Comunidade Educativa (Pais, Encarregados de Educação, Trabalhadores Não Docentes e Docentes, Alu­nos) e às forças vivas de Loures para participa­rem nesta Concentração, pelas 9h00, frente à Escola Secundária de São João da Talha.