Greve de 24h dos trabalhadores do Serviço de Controlo Integrado de Pragas (SCIP) a 15 de Abril

Os trabalhadores do SCIP desde 2023 que exigem respostas às suas reivindicações, nomeadamente sobre a urgência em normalizar os seus horários de trabalho. A 5 de fevereiro deste ano, através de uma concentração junto às instalações da Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU), entregaram às respetivas chefias um abaixo-assinado, subscrito pela imensa maioria. Contudo, o silêncio instalou-se no seio das hierarquias deste setor de atividade, apesar do compromisso assumido nesse dia com o STML, que passava por uma resposta até fim desse mês sobre as pretensões dos trabalhadores.

Neste cenário, decidiu-se para 20 de março uma paralisação de três horas, com concentração dos trabalhadores junto ao seu local de trabalho, no Posto de Limpeza do Valsassina. Exigiu-se, uma vez mais, direitos iguais aos restantes trabalhadores da Higiene Urbana no que concerne ao horário de trabalho. Neste dia, ficou decidido, por unanimidade, uma GREVE de 24 HORAS para 15 de abril. Neste dia de greve, os trabalhadores deslocar-se-ão à Praça do Município pelas 10h30 com o objetivo de entregar uma Resolução ao Presidente da CML.

Relembramos que o SCIP é o serviço municipal responsável por garantir o controlo de pragas na cidade, seja a pedido dos serviços municipais ou dos munícipes. Intervém, neste sentido, através de ações regulares e/ou pontuais, na rede de esgotos e à superfície, no espaço público, no património municipal ou em habitações onde se verificam situações de insalubridade.

A Greve de 15 de abril assenta nas seguintes reivindicações:

1. Normalização do horário de trabalho, assumindo a jornada de trabalho ininterrupta de seis horas diárias.

2. Reforço do número de trabalhadores das várias carreiras e categorias profissionais.

Fonte: STML

Trabalhadores em luta GREVE 15 Abril