Ouvidas as preocupações dos trabalhadores, o STRUP/FECTRANS apresentou à Direcção de Recursos Humanos da ALSA TODI as principais questões, as quais mereceram quase na totalidade bom acolhimento, nomeadamente:

1. Pagamento dos proporcionais de 2022;

2. Pagamento dos proporcionais de 2023;

3. Pagamentos dos compensatórios por folga trabalhada;

4. Atribuição de folgas fixas conforme as regras do Acordo de Empresa em Vigor;

5. Pagamento das refeições deslocadas sem necessidade de registo por parte de SAE;

6. Aplicação dos descontos para IRS – escalão superior a pedido do trabalhador;

7. Transporte de pessoal – horário nocturno e refeitório no parque da Varzinha;

8. Mapa de ferias.

Relativamente aos pontos um e dois a empresa assumiu o pagamento dos proporcionais após a aprovação do REF, contudo quanto aos proporcionais de 2022 garantiu apenas o pagamento desde 1 Junho 2022, data do início da operação da ALSA TODI.

Sobre as folgas trabalhadas a empresa vai enviar um email ainda este mês aos trabalhadores questionando se os mesmos pretendem receber ou gozar o tempo.

Quanto atribuição do regime de folgas fixas conforme a antiguidade foi apresentado um “dossier" que prova que a empresa não está a cumprir com o AE em vigor, foi nos transmitido que a empresa irá contactar todos os trabalhadores que se encontram legíveis para entrar na escala fim de semana e aferir a sua disponibilidade para alterar o seu actual regime de folgas. Já sobre o pagamento das refeições deslocadas afirmaram não ter conhecimento da situação  e  vão verificar o que se passa, mas garantem que o pagamento das mesmas será efectuado.

Quanto aos três últimos pontos, no que respeita aos descontos para o IRS basta o trabalhador enviar um mail com solicitação expressa para o R.H.. Sobre o transporte de pessoal e refeitório vão estudar a resolução definitiva, contudo já neste momento tem existido algumas soluções embora ainda precárias. Quanto ao mapa de ferias assumiram o engano na elaboração do mesmo e vão contactar os trabalhadores afectados para a resolução e marcação das férias.

Sobre a proposta reivindicativa a empresa afirma que a negociação terá de ser com todos os subscritores do AE, motivo pelo qual apesar de já termos apresentado a nossa proposta iremos aguardar pela marcação da respectiva reunião, que esperamos que ocorra num curto espaço de tempo.

Leia aqui comunicado do STRUP/FECTRANS ---->>>>