A 2 de maio os trabalhadores da limpeza e higiene urbana da Freguesia de Belém concentraram-se à porta da sede da Junta com o objetivo de entregar ao Presidente do Executivo um abaixo-assinado exigindo respostas a um conjunto de reivindicações. O referido abaixo-assinado, subscrito pela maioria dos cantoneiros, pode ser lido na íntegra aqui.

O STML foi recebido pelo Presidente Fernando Rosa que afirmou disponibilidade para avaliar os problemas enumerados, comprometendo-se o STML no fim da reunião a reenviar nos próximos dias a proposta de ACEP que, em relação a alguns pontos expressos no abaixo-assinado, os enquadra, não só no presente, mas principalmente para o futuro, institucionalizando e garantindo por esta via importantes direitos para os trabalhadores desta Freguesia.

Sublinhamos que a Junta de Belém já assumiu o pagamento do suplemento noturno em 12 meses, ou seja, incluindo o período de férias dos trabalhadores. Falta agora considerar o mesmo entendimento para o suplemento de insalubridade e penosidade. Por outro lado, os trabalhadores continuam a reivindicar mais três dias de férias via avaliação de desempenho (siadap), entre outros direitos já normalizados na maior parte das freguesias da cidade, para além da Câmara Municipal de Lisboa.

O STML irá neste momento aguardar pela avaliação do Executivo da Junta de Freguesia de Belém aos problemas e reivindicações hoje apresentados ou relembrados, com a certeza que os trabalhadores da higiene urbana não irão deixar por mãos alheias a luta que é sua!

Fonte: STML

Fotografia JF Belem entrega abaixo assinado