imagzaraFoi apresentada ao Grupo Inditex, pela primeira vez, em Portugal, uma proposta de Acordo Colectivo de Trabalho (ACT), anunciou o CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços. O grupo integra as empresas Zara, Zara Home, Pull & Bear, Bershka, Stradivarius, Lefties, Massimo Dutti, Oysho, Kiddy's Class, Uterque.
Na sua definição o Grupo Inditex afirma que, a nível nacional e internacional, se rege pelos valores do rigor, responsabilidade, transparência e compromisso. É precisamente ao encontro destes valores que vai a proposta do CESP, contribuindo ainda para facilitar a gestão dos recursos humanos ao uniformizar regras e normas e ao possibilitar uma regulação adaptada às condições e características das empresas e trabalhadores.
A proposta resulta da discussão efectuada com os trabalhadores, em muitos locais de trabalho, das diversas empresas do Grupo Inditex.
O que é o ACT (Acordo Colectivo de Trabalho)?
O ACT é um instrumento legal de regulação negociada das relações colectivas de trabalho, negociado entre o sindicato e a empresa, que estipula as regras sobre um conjunto de matérias muito importantes da actividade profissional, nomeadamente, condições de admissão, carreiras profissionais, salários, horários de trabalho, férias e faltas, entre muitos outros.
FONTE: CESP