20111213 manif texteis guimaraesContra a violação dos direitos do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT), os trabalhadores do sector do têxtil e vestuário realizam uma manifestação depois de amanhã, 18 de Maio, quarta-feira, em Vila Nova de Famalicão. Concentram-se às 15 horas junto à Câmara Municipal e depois desfilam pela cidade até à sede da associação patronal, a ATP . Nesta Manifestação/Concentração participarão dirigentes, delegados sindicais e trabalhadores dos turnos que não se encontrem em laboração. Junto à sede da ATP serão feitas intervenções de dirigentes sindicais, do coordenador da federação dos sindical, FESETE, Manuel Freitas, e do Secretário-geral da CGTP- IN, Arménio Carlos.

A associação patronal do têxtil e vestuário, ATP, declarou ilegalmente, segundo o parecer do Ministério do Trabalho, a caducidade do CCT, com efeitos a partir de Janeiro de 2016, implicando a redução da retribuição anual dos trabalhadores em centenas de euros.

Hoje, numa Conferência de Imprensa,  a FESETE denunciou que a ATP, numa posição "de fora da Lei", apela às empresas filiadas para violarem os direitos do CCT negociado com a Federação.

FONTE: FESETE