SAM 7970Está a decorrer, hoje, com uma adesão de 90%, uma greve dos trabalhadores da Eurest, na Cantina do Hospital Padre Américo, em Penafiel. Os trabalhadores lutam por aumentos salariais justos, pelo respeito das categorias profissionais, contra a precariedade, em defesa dos direitos e pela negociação do contrato colectivo de trabalho

A Eurest, que explora o serviço de refeições da cantina do Hospital Padre Américo, não efectua aumentos salariais há seis anos consecutivos e paga salários muito baixos. Os trabalhadores vivem com muitas dificuldades e não têm condições mínimas para fazer face às suas necessidades pessoais e familiares.

A Eurest também não está a pagar devidamente o trabalho prestado em dia feriado, não classifica os trabalhadores nem os remunera de acordo com as funções que efectivamente exercem e não paga o subsídio de alimentação nas férias, conforme estabelece o contrato colectivo.

Há ainda falta de pessoal na cantina, os ritmos de trabalho são muito intensos e põem em causa, de forma grave, a saúde e segurança dos trabalhadores. A maioria dos trabalhadores da cantina tem vínculo precário e são contratados através de empresas de trabalho temporário.

Por isso, esta greve é por aumentos salariais justos, pelo respeito das categorias profissionais, contra a precariedade, na defesa dos demais direitos dos trabalhadores e pela negociação do contrato colectivo de trabalho.

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte