cbiRecentemente e por intervenção do Sindicato das Indústrias Transformadoras do Centro Sul (SITE- CSRA) a empresa CBI em Abrantes (ex-Bosh) foi obrigada a rectificar o pagamento do trabalho extraordinário e a efectuar esse pagamento de igual forma para todos os trabalhadores.

A persistência do SITE-CRSA levou a que tivesse uma reunião na Direcção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho.Reunião essa, que conduziu à solução do problema, passando todos os trabalhadores a receber o trabalho extraordinário de igual forma independentemente da sua filiação sindical.

A CBI, antiga Bosh, empresa a operar em Alferreirede- Abrantes e que dedica a sua produção à construção de pastilhas de travão, no início do ano deixou de pagar o trabalho extraordinário aos trabalhadores associados no SITE- CRSA de acordo com o previsto com o Contrato Colectivo subscrito por esse Sindicato.

Numa verdadeira afronta à opção sindical de cada trabalhador, a empresa acrescia a descriminação quando aos trabalhadores não sindicalizados pagaria um montante superior ao pago aos sócios do SITE- CRSA e aos trabalhadores sindicalizados num sindicato pertencendo a outra central sindical que não a CGTP-IN um valor ainda superior ao dos trabalhadores não sindicalizados ao que acrescia o direito a descanso compensatório.

Esta situação não podia ter outro objectivo que não fosse o de fragilizar o SITE- CRSA, Sindicato de classe e que sempre se bateu pelos direitos dos trabalhadores da CBI, tendo ainda no ano passado convocado uma greve por aumentos salariais dignos.

Com esta vitória, não só o SITE- CRSA saiu reforçado como a democracia e a liberdade sindical saíram vencedoras.

Fonte: U.S.Santarém