2015 05 07 JR 7255Os professores das escolas de ensino artístico especializado vivem de novo drama dos salários em atraso. Face à não marcação de reunião insistentemente pedida pela FENPROF para tratar desta matéria, uma delegação sindical, integrando docentes daquelas escolas, deslocar-se-á ao Ministério da Educação, amanhã, dia 29, e aí permanecerá até que a reunião se realize ou seja agendada para data próxima.

FONTE: FENPROF

Recorda-se que estes docentes têm sido muito sacrificados, ficando meses sem receber salário e, muitos deles, trabalhando em regime de grande precariedade. Tal situação resulta, por um lado, das caraterísticas de uma rede que, em mais de 95% da resposta, é privada, por outro, do seu modelo de financiamento, um modelo que há muitos anos se vem revelando desajustado.

Publicamente, os governantes têm alegado que os problemas existentes foram criados pelo governo anterior, o que é inteiramente verdade; o que também é verdadeiro é que, até hoje, a atual equipa ministerial não resolveu esses problemas, continuando estes a abaterem-se violentamente sobre quem não os criou nem alimentou: os profissionais do setor.

Com dinheiro por receber, muitas escolas não sabem como pagar os salários dos seus trabalhadores, nem que alunos receber para o próximo ano. A FENPROF, organização que representa centenas de docentes das escolas de ensino artístico especializado estará no ME na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, a partir das 11 horas.