Caros Camaradas,

A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses expressa à direcção da CGIL solidariedade dos trabalhadores Portugueses com os trabalhadores e o Povo Italiano na realização da Manifestação Nacional do Dia 7 de Outubro que vão realizar em Roma, sob o lema “A Estrada Principal || Juntos pela constituição”.

Saudamos a vossa luta em defesa da constituição Italiana, carta fundamental nascida da resistência dos trabalhadores e do povo italiano, e que reconhece como dever essencial do estado o combate aos obstáculos económicos e sociais que impedem o desenvolvimento humano e a participação activa dos trabalhadores. Uma constituição antifascista que reconhece o trabalho como elemento fundador e que coloca o direito ao trabalho estável no centro das suas garantias, assim como o combate à pobreza. Uma constituição que reconhece o direito à Saúde e à educação, e a um ambiente saudável e seguro e uma política de paz e repúdio da guerra.

Esta vossa luta pelo aumento dos salários e pensões, a defesa e reforço da contratação colectiva, o combate à precariedade, pelo reforço dos serviços sociais do estado, pelo emprego e pela paz merece todo o apoio da CGTP-IN e dos trabalhadores portugueses. Também nós enfrentamos tentativas de desvirtuar e fazer retroceder a nossa constituição e o acervo de direitos que mantém, quase 50 anos depois da revolução de 25 de Abril de 1974, de onde emanou a nossa constituição.

Os trabalhadores enfrentam um momento que exige o reforço da luta pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, contra a precariedade, contra o ataque aos serviços públicos, em defesa da escola e da segurança social pública, solidária e universal.

A enorme acumulação de riqueza em grandes empresas e sectores, deixando na mão de uns poucos a riqueza produzida pela maioria da população, a que se junta o aumento do custo de vida para o qual contribuem os sucessivos aumentos das taxas de juro pelo BCE, exige uma política de aumento dos salários e um sistema fiscal justo e progressivo que alivie os trabalhadores e garanta uma mais justa distribuição da riqueza.

Contem com a solidariedade dos trabalhadores Portugueses, e com a acção e luta da CGTP-IN  para reforçar a luta dos trabalhadores em todo o mundo por um futuro de  paz, progresso e justiça social tão necessário como urgente.

INT/CGTP-IN
06.10.2023