No dia 30 de Março assinalou-se o Dia da Terra palestina, dia em que se homenageiam aqueles mais de 400.000 palestinianos que, neste dia há 48 anos, saíram em greve e manifestação contra a expropriação em curso das suas terras.

Dia, desde então, de solidariedade com a sua luta que se reveste de uma particular importância numa altura em que a ofensiva Israelita se agrava. Apesar dos apelos de cessar fogo imediato, que incluem já o Conselho de Segurança da ONU, Israel insiste numa acção genocida, de morte de mais de 32.000 pessoas, de destruição de hospitais e outras infraestruturas essenciais, de bloqueio da entrada de alimentos, água e combustível, provocando uma situação de fome já identificada pelas Nações Unidas. Tudo isto com o apoio dos EUA, que aprovaram novas ajudas militares a Israel. O povo palestiniano resiste e defende, de forma corajosa, os seus direitos inalienáveis.

A intenção de Israel de avançar sobre toda a faixa de Gaza, enquanto intensifica a repressão na Cisjordânia e bombardeia o Líbano e a Síria, comprova a necessidade urgente de um cessar fogo imediato e permanente e a garantia dos direitos e soberania do povo palestiniano para a paz na região.

A CGTP-IN sublinha a necessidade de ampliar e intensificar a solidariedade com o povo Palestiniano, reafirmando o seu compromisso com a luta pela paz e a solidariedade, pelos direitos do povo palestiniano. Inserindo-se no largo movimento de solidariedade com o povo palestiniano, apelamos a todos a participação na manifestção convocada pela CGTP-IN, pelo MPPM, pelo CPPC e pela Associação Juvenil Projecto Ruído no próximo sábado, dia 6 de Abril em Lisboa, com partida às 15h da Embaixada de Israel até à Assembleia da República, exigindo o fim do massacre, o cessar fogo imediato, a paz no Médio Oriente, a garantia de uma Palestina livre, soberana e independente!