A CGTP-IN enviou hoje às centrais sindicais CC.OO. e UGT de Espanha a mensagem de solidariedade que se transcreve.

MENSAGEM DA CGTP-IN ÀS MANIFESTAÇÕES DE 19 DE FEVEREIRO EM ESPANHA

Estimados Companheiros,

Em nome dos trabalhadores que representamos, enviamos às CC.OO. e UGT e ao conjunto dos trabalhadores de Espanha a solidariedade da CGTP-IN, por ocasião da jornada de luta que promovem em Espanha, no domingo, dia 19 de fevereiro de 2012, contra a reforma laboral aprovada pelo vosso governo.

Sabemos que essa reforma facilita e embaratece de uma forma generalizada os despedimentos e terá como consequências a aceleração da destruição do emprego.

Como as centrais sindicais de Espanha têm declarado, trata-se de uma reforma radical, imposta pelo FMI, pelo BCE, pela Alemanha e França e que vai ao encontro das pretensões e interesses da CEOE, a Confederação Patronal de Espanha.

Como sabem, também em Portugal, a CGTP-IN tem vindo a desenvolver uma intensa luta contra as propostas contidas no programa de ingerência e agressão da Troika FMI/BCE/UE, com o apoio do grande patronato e em conjugação com as medidas ultraliberais do governo português.

No passado sábado, dia 11, a CGTP-IN promoveu, em Lisboa, uma gigantesca manifestação nacional com a participação de mais de 300 mil trabalhadores. Para além da jornada de ação europeia no próximo dia 29 de fevereiro, a CGTP-IN acaba de convocar uma greve geral para o dia 22 de março de 2012 “contra o pacote de  exploração e empobrecimento – por uma mudança de política, pelo emprego, salários, direitos e serviços públicos”.

Reafirmamos a nossa solidariedade para com as manifestações do dia 19 de Fevereiro em Espanha certos de que estes são tempos de intensificação da luta dos trabalhadores e do movimento sindical contra a brutal ofensiva do grande capital e dos governos e instituições internacionais que o servem, pela defesa das conquistas, dos direitos e interesses dos trabalhadores e dos povos dos nossos países.

Saudações fraternas,

Augusto Praça