A CGTP-IN enviou ao movimento sindical da Índia uma mensagem de solidariedade para com a greve geral convocada para o dia 28 de fevereiro de 2012, que se transcreve.

MENSAGEM DE SOLIDARIEDADE DA CGTP-IN COM A GREVE GERAL NA ÍNDIA

Em nome dos seus filiados, a CGTP-IN de Portugal transmite aos trabalhadores indianos e ao conjunto do movimento sindical da Índia a sua plena solidariedade com a greve geral que promovem no dia 28 de fevereiro de 2012.

Temos acompanhado com preocupação a adoção pelo vosso governo de políticas neoliberais e a diluição da legislação laboral, pondo assim em causa os legítimos direitos dos trabalhadores.

Expressamos o nosso total apoio às vossas reivindicações, nomeadamente relacionadas com medidas concretas para conter o aumento dos preços, para gerar e proteger o emprego e as leis laborais, para parar o desinvestimento no setor público, para a fixação do salário mínimo nacional, para a garantia das pensões e para a ratificação imediata das Convenções 87 e 98 da OIT.

Em Portugal, estamos também a desenvolver lutas massivas contra as propostas ultraliberais do governo português e contra as medidas recessivas impostas pelo programa de agressão da Troika estrangeira da UE/BCE/FMI.

Para além de gigantescas manifestações, a CGTP-IN convocou uma greve geral para o dia 22 de março de 2012, contra a exploração, as desigualdades e o empobrecimento e exigindo uma nova política.

Em Portugal, na Europa, na Índia e em todo o mundo, este é um tempo de luta dos trabalhadores e dos povos contra a violenta ofensiva neoliberal desencadeada contra os seus direitos e conquistas.

Desejamos grandes êxitos à greve geral na Índia.

Viva a solidariedade internacionalista!

Lisboa, 27 de fevereiro de  2012

Augusto Praça

Secretário Internacional

Comissão Executiva

CGTP-IN MESSAGE IN SOLIDARITY WITH GENERAL STRIKE IN INDIA

On behalf of its members, the CGTP-IN of Portugal conveys to the Indian workers and to the whole of the Indian trade union movement its full solidarity with the general strike you are promoting on 28th February 2012.

We have been following with concern the implementation of neoliberal policies by your government and the dilution of labour laws, thus undermining legitimate workers’ rights.

We fully support you in your demands, notably regarding concrete measures to contain price rises, to generate and protect employment and labour laws, stoppage of disinvestment in  public sectors, fixation of statutory minimum wages, assured pensions for all and immediate ratification of ILO conventions 87 and 98.

In Portugal we are also developing massive struggles against the ultraliberal proposals of the Portuguese government and the recessive measures imposed by the foreign triad of the EU/ECB/IMF interference programme.

Besides huge demonstrations, the CGTP-IN is calling for a general strike on 22 March 2012, against exploitation, inequalities and impoverishment and demanding a new policy.

In Portugal, in Europe, in India and the world over, this is indeed a time for workers and peoples’ struggle against the massive neoliberal onslaught against their rights and gains.

We wish great success to the general strike in India.

Long live internationalist solidarity!

Lisbon, 27 February 2012

Augusto Praça