A CGTP-IN enviou à Confederação Geral do Trabalho de Itália – CGIL uma mensagem de solidariedade, que abaixo se transcreve, por ocasião da manifestação nacional que a central italiana promove no sábado, dia 20 de Outubro de 2012.

Solidariedade com Manifestação Nacional da CGIL – 20 Outubro 2012

Estimados camaradas,

A CGTP-IN transmite à CGIL e por seu intermédio, aos sindicatos e trabalhadores de Itália, a sua activa solidariedade por ocasião da manifestação nacional que terá lugar, no dia 20 de Outubro, em Roma, sob a palavra de ordem “ Primeiro o Trabalho”

A CGIL convoca esta grande acção de protesto contra o encerramento de empresas, despedimentos colectivos e individuais, redução do subsídio de desemprego, cortes nos salários. A vossa central sindical pretende muito justamente demonstrar, com esta importante acção de luta, que é necessário “alterar a política do governo Monti e que existem alternativas à austeridade, com base num novo plano para a criação de emprego”. Apoiamos de forma clara e fraterna as vossas reivindicações e anseios.

Camaradas,

Como sabeis, em Portugal, um violento pacote de austeridade, imposto pela troika do FMI, UE e BCE e implementado de forma brutal pelo governo português, inclui medidas muito similares que estão a conduzir os trabalhadores e o povo português a uma acelerada degradação das suas condições de vida e de trabalho, aumentado exponencialmente o desemprego e a precariedade, provocando o empobrecimento generalizado e um aprofundamento da recessão.

Na Grécia, na Irlanda, em Portugal, em Espanha ou em Itália, as políticas de austeridade são um caminho profundamente errado que só conduzirá a uma brutal regressão económica, social e civilizacional dos nossos países. Por isso, são necessárias fortes respostas sindicais e populares a estas políticas de retrocesso, através de protestos e lutas nas empresas e nas ruas dos nossos países.

A CGTP-IN prossegue uma intensa e massiva luta contra estas políticas de agressão. No próximo dia 31 de Outubro promoveremos uma concentração junto ao Parlamento, na data da votação global do Orçamento de Estado para 2013, que a ser aprovado aprofundará o desastre económico e social em que o nosso país está mergulhado. E, como sabeis, realizaremos uma greve geral em 14 de Novembro, dia para o qual a Confederação Europeia dos Sindicatos acaba de convocar uma Jornada de Acção e Solidariedade em toda a Europa, com greves, concentrações e iniciativas diversas de luta.

Estimados Camaradas,

É assim com um profundo espírito de solidariedade que desejamos os maiores êxitos à vossa Manifestação de 20 de Outubro.

Saudações fraternas

Lisboa, 19 de Outubro de 2012