A luta organizada é o Caminho!

É cada vez mais necessário lutar e denunciar a situação económica e social dos reformados, pensionistas e idosos em Portugal, sendo que 75% dos quais tem reformas abaixo do limiar da pobreza. É urgente darmos uma resposta de luta:

• Em defesa e valorização dos salários e pensões, que reponham o poder de compra perdido;
    • Reforma voluntária aos 40 anos de descontos para a Segurança Social sem penalização, independentemente da idade;
    • Reposição da idade legal de reforma aos 65 anos com salvaguarda dos regimes mais favoráveis;
    • Fim do factor de sustentabilidade.

Neste quadro, tendo presente a existência da Caixa dos Ferroviários 1927 (Caixa 27), ao abrigo do regulamento emitido nesse ano, e os direitos nela constantes, importa referir que a mesma integrou a Caixa Nacional de Pensões. Neste contexto, o quadro actual comporta situações que configuram uma clara discriminação e um tratamento desigual para com os reformados ligados à Caixa 27.

Exemplos disso são a atribuição de meia pensão em Outubro de 2022, que não resolvendo o problema da desvalorização das pensões, não chegou aos reformados da Caixa 27, assim como as actualizações e aumentos extraordinário de pensões que se verificaram desde 2016. Tais práticas traduzem-se em mais de uma década a acumular a desvalorização das pensões.

A partir da luta e da nossa insistência, a CGTP-IN, Inter-Reformados/CGTP-IN, Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) e Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), há alguns compromissos assumidos pelo Governo para reparar esta injustiça, que é necessário concretizar. Não bastam boas intenções, é preciso passar das palavras aos actos, numa altura em que a discriminação significa já uma perda substancial no poder de compra das pensões destes reformados ou das suas famílias no caso das pensões de sobrevivência.

Vale a pena luta!

Inter-Reformados/CGTP-IN