Nesta ocasião de tristeza e luto, a CGTP-IN manifesta as suas condolências e toda a solidariedade aos familiares da nossa camarada Odete Santos.

Mulher de Abril e figura marcante na construção do Portugal de Abril. Foi advogada de contencioso conjunto da União de Sindicatos de Setúbal durante mais de vinte anos e de outras estruturas do movimento sindical unitário onde deu um valioso contributo.

Uma presença constante na defesa dos direitos dos trabalhadores, da igualdade e emancipação da mulher, tendo particular significado a sua intervenção na conquista de novos direitos para as mulheres, designadamente o combate ao aborto clandestino e pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez de que foi principal rosto na Assembleia da República, enquanto deputada do PCP.

A melhor forma de honrar a sua memória é prosseguir e intensificar a luta pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pelos valores de Abril, por um Portugal de futuro, de progresso e justiça social.

CGTP-IN
27.12.2023