A CGTP-IN saúda os trabalhadores e a população pela participação nas eleições legislativas de 10 de Março.

Quando se aproximam as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, ganha ainda mais importância defender as suas conquistas e lutar pela efectivação dos valores da Revolução, num momento em que a situação por que passam os trabalhadores e os reformados exige respostas que promovam e garantam o aumento geral e significativo dos salários e a subida das pensões, o trabalho com direitos e o fim da precariedade, a redução do horário de trabalho e a sua regulação, o direito de contratação colectiva e da actividade sindical, mais e melhores serviços públicos.

Num contexto em que na campanha se reforçou a ideia da bipolarização, em que as eleições foram tratadas e apresentadas de forma que impediu o esclarecimento daquilo que cada força política propõe e representa, os resultados e futura composição da Assembleia da República, com uma viragem à direita que não responde aos interesses dos trabalhadores e do país, exigem desde já a mobilização e luta dos trabalhadores pelos salários e os direitos.

Os resultados revelam, desde logo, a rejeição de uma maioria absoluta. Revelam, ainda, a AD como força mais votada, seguida do PS e sobressai o aumento da votação nas forças mais reaccionárias e de extrema-direita. Este resultado não pode ser desligado da falta de resposta aos problemas concretos dos trabalhadores e da degradação das condições de vida no nosso país.

Os problemas com que os trabalhadores e as suas famílias estão confrontados, os baixos salários, a precariedade, os bloqueios à contratação colectiva, a degradação do SNS e dos serviços públicos ou a dificuldade do acesso à habitação, exigem uma resposta efectiva.

Exigem-se medidas que respondam aos problemas e garantam uma maior coesão social e territorial.

Dando sequência às decisões aprovadas no XV Congresso, a CGTP-IN irá intensificar a sua acção de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores.

Uma acção que terá na Semana da Igualdade de 18 a 22 de Março, na Manifestação do dia 27 de Março da Juventude Trabalhadora, no próximo dia 25 de Abril e na Grande Jornada Nacional de Luta no 1º Maio, momentos altos da reivindicação, exigência e luta por uma política que valorize o trabalho e os trabalhadores, combata as desigualdades e afirme um novo e soberano modelo de desenvolvimento.

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 11.03.2024