O SINAPSA adere à Greve Geral convocada pela CGTP-IN para o próximo dia 11 de dezembro de 2025, tendo emitido hoje um Pré-Aviso de Greve de 24 horas (das 00h00 às 24h00) para aquele dia, abrangendo todos os trabalhadores do sector de seguros e atividades conexas.
O SINAPSA apela à mobilização e adesão de todos os trabalhadores de seguros à paralisação total do trabalho no dia da Greve Geral.
A adesão do SINAPSA à Greve Geral tem como objetivo a oposição ao Anteprojeto de Lei do Governo da reforma da legislação laboral, denominado “Trabalho XXI” (vulgo “pacote laboral”), nomeadamente por precarizar as relações de trabalho e facilitar os despedimentos, constituir um ataque à contratação coletiva, por desregular os horários de trabalho, por limitar a liberdade sindical e o direito à greve, pondo em causa direitos fundamentais dos trabalhadores.
O “pacote laboral” apresentado pelo Governo, caso fosse posto em prática, constituiria um inaceitável retrocesso nos direitos dos trabalhadores. As mais de 100 alterações propostas não só não resolvem os problemas que já existem na legislação laboral, como ainda os agrava.
Com estas propostas, os resultados líquidos na atividade seguradora, que ascenderam a cerca de 414 milhões de euros no final do segundo trimestre de 2025 (fonte: ASF), seriam bem superiores, à custa da exploração e degradação das relações de trabalho.
Com o reforço da luta dos trabalhadores, vamos reverter este rumo!
Fonte: SINAPSA
