palestina vencera2022Dia 29 de Novembro é assinalado como dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino. É uma data instituída pelas Nações Unidas, para lembrar o aniversário da Resolução 181 da sua Assembleia Geral que, neste mesmo dia há 75 anos, aprovou sem consulta aos habitantes locais, o Plano de partição da Palestina.

Nesta mesma altura, as Nações Unidas prometeram criar um Estado da Palestina, em território da Palestina. Essa promessa nunca foi cumprida. Há décadas que o povo da Palestina vive a brutal ocupação israelita.

Desde esta data, a comunidade internacional assiste a uma brutal violação, por parte de Israel do Direito Internacional e de todas as resoluções entretanto aprovadas.

Desde 1967 que Israel empreende uma acção ilegal de construção de colonatos, anexando cada vez mais território Palestino, expulsando os Palestinos de suas casas em Jerusalém e outras cidades, com a acção de bandos de colonos armados que beneficiam da protecção do exército Israelita e que vão espalhando o terror entre a população Palestina.

Todos os dias, os trabalhadores Palestinos vêm os seus direitos violados. São humilhados e sofrem a brutalidade dos militares Israelitas nas centenas de postos de controle espalhados pelos territórios ocupados.

Todos os dias sofrem com as discriminações, a segregação e o apartheid a que a lei do Estado de Israel submete os cidadãos Palestinos.

Dezenas de resoluções da ONU dão razão ao povo Palestino. Mas Israel desrespeita, com total impunidade, o Direito Internacional e os direitos do povo da Palestina. Os crimes de Israel são uma ameaça para a Paz no Médio Oriente e no mundo.

A CGTP-IN expressa a sua solidariedade para com os trabalhadores e o povo Palestino recordando que é uma obrigação do Governo português, de todos os governos, o cumprimento daquilo que proclamam e prometem. É tempo de pôr fim à conivência! O Governo português tem a obrigação de reconhecer o Estado da Palestina e condenar os crimes de Israel!

INT/CGTP-IN
29.11.2022