saharauiA CGTP-IN expressa a sua profunda solidariedade à UGTSARIO, aos trabalhadores e ao povo saarauí perante o agravamento das condições da sua luta pelo direito de autodeterminação, particularmente após o apoio do governo espanhol à solução defendida pelo ocupante marroquino, desresponsabilizando-se das obrigações políticas e legais que mantem com a sua antiga colónia do Sahara Ocidental e da solução preconizada pelo Direito Internacional.

O quadro de luta mais complexo e exigente que enfrentam, queridos camaradas, continuará a contar com a solidariedade e o apoio da CGTP-IN. É com reforçada convicção que continuaremos a defender o direito à autodeterminação e os direitos nacionais do povo saarauí e a reconhecer a Frente Polisário como sua legítima representante, considerando ilegítima e injusta a «autonomia» defendida por Marrocos, já que se trata de uma forma de perpetuar a ocupação do Sahara Ocidental.

Pela nossa parte, continuaremos a denunciar a ocupação, a repressão e todos os crimes cometidos por Marrocos contra o povo saarauí e a exigir que o governo português se empenhe, no plano da sua política externa, na defesa de uma solução política, que passa pela realização de um referendo, tal como estabelece o Direito Internacional, e pelo exercício do inalienável direito de povo saarauí à sua autodeterminação.

INT/CGTP-IN
11.04.2022