Há mais de sessenta anos que Cuba vive sob um cruel bloqueio que os EUA têm vindo a impor, contra a vontade da maioria dos países, e que atenta gravemente contra os direitos do seu povo e afecta gravemente o desenvolvimento daquele país.
Este criminoso bloqueio tem como objectivo único infligir sofrimento a todo um povo que, há mais de sessenta anos, ousou determinar de forma soberana e independente o seu próprio caminho de progresso e emancipação.

Apesar de tudo, Cuba nunca desistiu dos direitos à saúde, à educação, à habitação, à cultura, à igualdade. E, apesar das exigências que enfrenta, nunca falhou com a solidariedade a outros povos, nomeadamente a ajuda internacional no plano da saúde.

A exigência pelo fim do bloqueio é parte integrante da luta por um mundo de paz e cooperação, livre de ingerências, sanções, guerras.
Cuba merece e precisa da nossa solidariedade! O bloqueio a que tem estado sujeita coloca a necessidade de continuarmos a mobilizar vontades, ajuda e generosidade.

Neste sentido, a CGTP-IN subscreveu o apelo lançado pela Associação de amizade Portugal-Cuba e associou-se à organização de um grande evento de solidariedade que decorrerá no próximo dia 15 de Julho pelas 16.30h na Voz do Operário.

INT/CGTP-IN
05.07.2023