Começa amanhã uma série de greves, exigindo melhores salários e resposta a outras reivindicações, na Teijin (Palmela e Matosinhos), na Autoneum e GI Group (Setúbal) e da Cabelte (Gaia e Famalicão). Nos períodos de greve, os trabalhadores reúnem-se no exterior das fábricas.
Na Teijin, o SITE Norte e o SITE Sul, seguindo as decisões tomadas em plenários de trabalhadores, convocaram greve para os dias 8, 9 e 12 a 14, em dois períodos de duas horas por dia e por turno.
Foi também marcada greve às horas extra e a todo o trabalho suplementar, a partir de amanhã, por tempo indeterminado.
— Pré-avisos de greve do SITE Sul e do SITE Norte
— Nota do SITE Sul à comunicação social
— Após forte greve na Teijin plenários decidem novas lutas (17.4.2025)
Para a Autoneum, incluindo os trabalhadores aqui colocados através da GI Group, o SITE Sul convocou uma greve de 24 horas, no dia 9, contestando aumentos salariais discriminatórios e insuficientes, bem como a desvalorização das categorias profissionais e a intenção de reduzir o prémio.
Está agendada uma concentração, às 9h30, junto da portaria, no Alto da Guerra (Setúbal), onde estará presente o secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.
— Nota de imprensa
— Pré-avisos de greve para a Autoneum e para a GI Group
Nas fábricas da Cabelte em Arcozelo (sede da empresa, no concelho de Vila Nova de Gaia) e Ribeirão (concelho de Vila Nova de Famalicão), o SITE Norte prolongou, para o período de 9 de Maio a 1 de Junho, as greves parciais iniciadas a 31 de Janeiro, por melhores salários, pela 5.ª diuturnidade (prémio de antiguidade na categoria) e para que o trabalho seja considerado como nocturno a partir das 20h00.
— Pré-avisos de greve
— Luta na Cabelte segue hoje junto da ACT no Porto (31.3.2025)